Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Setúbal > Grândola > Lousal
O Museu Mineiro do Lousal é um lugar imprescindível para quem deseja conhecer a história da mineração em Portugal. Localizado na aldeia do Lousal, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal, este museu oferece um acervo singular de peças e objetos relacionados com a arqueologia industrial.
Criado em 1996 pela Fundação Frédéric Velge em colaboração com a Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, o Museu Mineiro do Lousal tem como missão valorizar o património mineiro da região, reutilizando e dinamizando instalações e equipamentos da antiga Mina do Lousal.
A exposição Museu Mineiro do Lousal apresenta uma vasta coleção de ferramentas manuais de trabalho, motores, geradores, compressores, alternadores, capacetes e objetos relacionados com a atividade administrativa e a iluminação das minas. Destaca-se também a exposição de modelos de minas do Século XIX, baseado no acervo da secção de exploração de minas do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.
O edifício que abriga o museu foi construído em 1920, quando se instalou a primeira central elétrica do Lousal, e foi abandonado na década de 1970. Ao longo do tempo, as instalações foram sendo restauradas e transformadas em museu, mantendo sempre o seu carácter histórico e arquitetónico.
O Museu Mineiro do Lousal é um lugar singular para conhecer a história da mineração em Portugal, um espaço educativo que promove a valorização e preservação da memória mineira. Uma visita que vale a pena!
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.0362957,-8.4259937
Coordenada DMS: 38°02'10.7"N 08°25'33.6"W