Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Setúbal > Palmela > Palmela
Situada dentro da antiga muralha do Castelo de Palmela, na freguesia de Palmela, a Igreja de Santiago de Palmela foi construída entre 1443 e 1482 com o objetivo de acolher a Ordem de Santiago na vila deste concelho do distrito de Setúbal no século XV.
A sua estrutura é de grande magnitude e segue a última fase do tardo-gótico, apresentando um interior de três naves com vestígios de decoração azulejar dos séculos XVII e XVIII.
Notável é a simplicidade da sua estrutura, com as abóbadas das três naves à mesma altura, sem qualquer marcação nos arcos torais ou divisórios, o que resulta num perfil de chanfraduras obliquas que ultrapassam a simplicidade da arquitetura cha.
No seu interior encontra-se um arcossólio manuelino, onde repousa a arca tumular de Jorge de Lancastre, o último mestre da Ordem de Santiago e filho de D. João II.
Esta igreja, datada do final do século XV, trata-se de um exemplo único do tardogótico que se encontra em bom estado de conservação e deve ser visitada por todos os que se interessem por aspectos históricos e artísticos.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Santiago_de_Palmela
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.565664,-8.90107741
Coordenada DMS: 38°33'56.4"N 08°54'3.9"W