Categoria: Arquitetura civil > Pelourinho
Distrito: Setúbal > Palmela > Palmela
Situado no Largo do Duque de Palmela, o Pelourinho da Vila de Palmela é uma importante peça histórica que ostenta a elegância de uma estrutura datada de 1645. Este Monumento Nacional, classificado pelo IGESPAR desde 1910, é um lugar imperdível para os turistas que visitam a região.
O Pelourinho é feito de pedra calcária, apresentando uma plataforma de dois degraus de base octogonal e um fuste cilíndrico liso. O capitel está decorado com folhas de acanto, acrescentando à admiração de quem observa esse belo exemplar arquitetónico. No topo do capitel, surgem quatro ganchos de ferro, terminando em formas zoomórficas. O remate apresenta um elemento quadrangular, que contém a inscrição de 1645, e que é encimado por uma cruz em ferro, com as armas reais dispostas ao lado, possivelmente fazendo alusão ao topónimo Palmela.
Embora o Pelourinho tenha sido apeado no século XIX, após a extinção do Concelho, isto é, a administração local, ocorrida em 1855, foi novamente erguido pela população em 1908 como símbolo da luta desenvolvida pela restauração do Concelho. Essa luta culminaria com a restauração do Concelho em 1926.
O Pelourinho de Palmela é um testemunho histórico que representa a força e a luta pela independência. Além de sua riqueza histórica, é um lugar de beleza singular, que atrai a atenção de turistas nacionais e estrangeiros. É um património cultural que merece ser visto e conhecido e é um reflexo da história e cultura local.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pelourinho_de_Palmela
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.56779,-8.899658
Coordenada DMS: 38°34'4.0"N 08°53'58.8"W