Categoria: Arquitetura religiosa > Mesquita
Distrito: Setúbal > Montijo > Pegões
Pegões é uma localidade situada no concelho de Montijo, no distrito de Setúbal em Portugal. Apesar de ter sido extinta em 2012, faz parte da União das Freguesias de Pegões. É uma das três freguesias do exclave localizado a leste da porção principal do concelho, sendo as outras duas freguesias Canha e Santo Isidro de Pegões. Com uma área de 28,09 km² e uma densidade populacional de 84,5 hab/km², esta antiga freguesia é constituída pelas localidades de Pegões, São João das Craveiras, Afonsos e Pegões-Gare, onde se encontra a estação ferroviária que faz parte da Linha do Alentejo.
As terras de Pegões tiveram importância estratégica desde os séculos XIII e XIV, quando estavam sob o domínio da Ordem de Santiago, uma vez que se situavam na proximidade da antiga Estrada Real (N4) que ligava Lisboa a Badajoz. Diversos monarcas pararam em Pegões durante suas viagens, tornando a localidade um ponto de paragem importante.
O projeto de colonização interna elaborado entre 1937/1938 pelos engenheiros agrônomos Mário Pereira e Henrique de Barros, que utilizou os terrenos pertencentes à Herdade de Pegões, arroteou a terra para dar lugar a pequenas localidades. Esta herdade foi dividida em três núcleos, Pegões Velhos, Faias e Figueiras, onde foram construídos casais agrícolas de habitação e gado. A cada casal correspondiam onze hectares de sequeiro, quatro de vinha, um de regadio e dois de pinhal. Em 1952, 206 colonos e suas famílias haviam se fixado na região.
Em Pegões existe uma cooperativa agrícola de Santo Isidro de Pegões, que foi constituída em 7 de março de 1958 para apoiar o plano de fomento e ordenamento agrícola executado pela Junta de Colonização Interna. Esta cooperativa empreendeu um amplo projeto de recuperação e modernização após a Revolução de Abril, tornando os vinhos de Pegões reconhecidos e premiados tanto a nível nacional como internacional.
Pegões apresenta muitas opções de infraestruturas e serviços para atender as necessidades dos turistas. Inclui escolas primárias e de 2º e 3º ciclo, um centro para escuteiros, centros sociais de apoio à infância, postos médicos, uma igreja em Pegões Velhos, uma em Faias e um cemitério. Há também uma Pousada para o pessoal técnico exterior e a sede do Grupo Desportivo de Pegões está localizada na aldeia de Pegões-Gare.
Em Pegões, pode-se apreciar a arquitetura típica do Estado Novo através dos telhados e alpendres característicos. Destaca-se a tipologia conservadora e ruralista, bem como a influência de obras como a de Oscar Niemeyer. A Igreja de Santo Isidro, as casas do pároco e professoras e as duas escolas do núcleo de Pegões Velhos sobressaem pelo traço modernista, típico do arquiteto Eugénio Correia.
Pegões é uma localidade encantadora, com muita história e tradição, ideal para os turistas que buscam um ambiente autêntico e relaxante. A beleza das paisagens, os vinhos locais, a arquitetura e a rica cultura, tornam Pegões um lugar único e encantador.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.6868701,-8.5995773
Coordenada DMS: 38°41'12.7"N 08°35'58.5"W