Categoria: Arqueologia > Complexo industrial
Distrito: Setúbal > Alcácer do Sal > Santa Maria do Castelo > Murta
O Sítio Arqueológico de Abul, também conhecido como Feitoria de Abul, encontra-se localizado na freguesia de Santa Maria do Castelo, no concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal.
Trata-se de um importante sítio arqueológico que remonta ao período islâmico, mais precisamente ao século X. Acredita-se que tenha sido fundado pelos Omíadas, príncipes da Síria, que governaram o Califado de Córdoba entre os séculos VIII e XI.
Em Abul, foram encontrados vestígios de uma feitoria que se encarregava do comércio de produtos orientais, como por exemplo a seda, com outros povos do Mediterrâneo e do Atlântico. É, portanto, um importante testemunho da troca cultural e comercial que se realizava entre as diferentes civilizações da época.
Ao visitarmos o Sítio Arqueológico de Abul, podemos observar as ruínas de várias edificações, como por exemplo uma mesquita, que se estima ter sido o maior templo muçulmano conhecido na Península Ibérica, uma escavação das estruturas da medina (vila) e de algumas casas.
Além disso, os visitantes podem revisitar a história da feitoria, conhecendo a sua localização, função e organização. Há ainda instrumentos de comércio, como pesos de balança, moedas e restos de cerâmica que evidenciam os produtos transacionados.
A visita ao Sítio Arqueológico de Abul é uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a história de Portugal e, mais especificamente, sobre as trocas comerciais que pautaram as relações entre Oriente e Ocidente no período medieval. É um local de grande relevância cultural, histórica e arqueológica, que não deve deixar de ser visitado por turistas e interessados em história.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Abul
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.4284213,-8.6817173
Coordenada DMS: 38°25'42.3"N 08°40'54.2"W