Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Setúbal > Santiago do Cacém > Santiago do Cacém
A Igreja de Santiago, também conhecida como Igreja Matriz de Santiago do Cacém, é um dos principais pontos turísticos da cidade de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal. A igreja está localizada no centro histórico da cidade e é uma das mais antigas do país, tendo origem no século XIII.
A igreja tem uma arquitetura de estilo gótico e foi construída em pedra de calcário. A fachada principal da igreja apresenta um portal de grande dimensão, composto por várias arquivoltas e rodeado por colunas com motivos decorativos em flor de Lis.
O seu interior é de uma beleza ímpar. As paredes e as colunas interiores apresentam motivos decorativos em relevo que retratam cenas bíblicas, sendo que a capela-mor é a mais ornamentada. O altar-mor é em talha dourada e apresenta várias imagens de santos.
A igreja tem ainda um museu sacro onde se encontram objetos litúrgicos, como cálices, custódias e imagens que foram recuperados de igrejas que estavam em estado de abandono.
Mas a igreja de Santiago não é apenas um edifício religioso. Ela é também um marco importante na história da cidade de Santiago do Cacém. Foi aqui que D. Manuel I casou com a sua prima D. Leonor em 16 de julho de 1519, um momento que ficou para sempre na história da cidade e que é relembrado até aos dias de hoje.
A igreja de Santiago é uma paragem obrigatória para quem visita a cidade de Santiago do Cacém. A sua beleza arquitetónica e a sua riqueza histórica fazem dela um lugar único e inesquecível.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Santiago_(Santiago_do_Cac%C3%A9m)
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.013871,-8.69778
Coordenada DMS: 38°00'49.9"N 08°41'52.0"W