Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Setúbal > Alcácer do Sal > Alcácer do Sal
A Igreja do Convento dos Frades, também conhecida como Igreja de Santo António, foi fundada em 1524 por Dona Violante Henriques, durante o reinado de D. João III. Originalmente, fazia parte de um convento franciscano.
Um dos maiores destaques da igreja é a Capela das Onze Mil Virgens, uma obra renascentista em mármore branco. A cúpula da capela é coberta por jaspe translúcido, o que permite que a luz do sol entre, criando belos reflexos nas formas esculpidas.
A capela alberga várias relíquias valiosas, reunidas por D. Pedro de Mascarenhas, filho da fundadora e vice-rei da Índia. Entre elas, estão a cabeça de Santa Responsa, uma das Onze Mil Virgens, e um pedaço do Santo Lenho, entre outras.
A igreja tem arcadas com colunas toscanas na entrada e painéis de azulejos que retratam cenas da vida de Santo António, tornando-se um espaço de grande interesse visual e histórico.
No interior, estão várias lápides funerárias de nobres que escolheram este local como última morada. D. Pedro de Mascarenhas, que iniciou a construção da capela, está sepultado na igreja, tal como a sua esposa, D. Helena de Mascarenhas, que concluiu a obra após a sua morte.
Embora por muito tempo tenha sido atribuída a Francisco d’Ollanda, a autoria da capela é, na verdade, de António Rodrigues, arquiteto do reinado de D. Sebastião.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 38.373878601365305,-8.510450544041156
Coordenada DMS: 38°22'26.0"N 08°30'37.6"W