Categoria: Arquitetura religiosa > Mosteiro
Distrito: Viana do Castelo > Arcos de Valdevez > Ermelo
Situado na aldeia de Ermelo, no concelho de Arcos de Valdevez, no coração do Alto Minho. Encontra-se numa zona rural, num pequeno adro murado, rodeado por vegetação e com vista para o rio.
Fundado no século XIII, embora existam indícios de uma ocupação anterior. Inicialmente pertencia à Ordem de Cister e teve grande importância religiosa e económica na região. Foi perdendo influência ao longo dos séculos, até ser transformado em igreja paroquial no século XVI.
Apresenta traços do românico, com influência cisterciense. A sua estrutura original era mais ampla, mas sofreu alterações e reduções ao longo dos séculos, sendo finalizada em 1760.
A igreja tem uma nave única, capela-mor quadrangular e uma torre sineira. Destacam-se os capitéis esculpidos, os frescos no interior e o teto em madeira. No exterior, ainda se podem ver vestígios das antigas construções monásticas.
Apenas a igreja e algumas ruínas dos claustros sobreviveram. Apesar das modificações, o Mosteiro de Ermelo continua a ser um dos exemplos mais importantes da arquitetura românica na região.
Chega-se ao mosteiro por caminhos pedonais entre quintais com laranjais, a partir da estrada municipal. O percurso pode ser íngreme, mas a paisagem é deslumbrante.
Monumento Nacional desde 1977.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro_de_Ermelo
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.85363152897863,-8.289333522457047
Coordenada DMS: 41°51'13.1"N 08°17'21.6"W