Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Viana do Castelo > Melgaço > Fiães
A Igreja de Fiães, juntamente com os restos do antigo mosteiro, é um monumento de grande importância histórica e arquitetónica no concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo.
A construção deste mosteiro remonta ao século XII, no período da Reconquista Cristã da Península Ibérica. Os monges beneditinos foram os responsáveis por construir a igreja e o mosteiro de Fiães. Durante séculos, este mosteiro foi um centro religioso de grande importância na região.
A igreja é de estilo românico, uma das principais características deste estilo arquitetónico são os arcos redondos e as paredes espessas. O portal principal da igreja é decorado com uma série de esculturas de estilo vegetal e animal.
No interior da igreja de Fiães, é possível encontrar várias obras de arte sacra, incluindo um retábulo em madeira do século XVI, que representa a vida de Cristo e a Virgem Maria. Nas paredes laterais, é possível ver várias pinturas murais, que retratam cenas bíblicas.
Os restos do antigo mosteiro, que se encontram junto à igreja, incluem uma torre de menagem, que servia como um refúgio para os monges em caso de ataque. Também é possível ver a sala do capítulo, onde os monges se reuniam para discutir assuntos importantes. As ruínas do claustro do mosteiro também estão presentes no local, assim como uma antiga cisterna.
Para os turistas e visitantes interessados em conhecer mais sobre a história e a arquitetura deste monumento, existem visitas guiadas disponíveis. É uma oportunidade única para aprender mais sobre o mosteiro e a igreja de Fiães, que são um testemunho da importância do cristianismo na região durante séculos.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Fi%C3%A3es
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 42.104035,-8.211137
Coordenada DMS: 42°06'14.5"N 08°12'40.1"W