Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Viana do Castelo > Melgaço > Fiães
Situada na freguesia de Fiães, concelho de Melgaço, Portugal.
A sua construção está ligada à Ordem de Cister, mas alguns historiadores acreditam que partes da igreja são ainda mais antigas, possivelmente do século IX, associadas à Ordem Beneditina. A transição entre as ordens religiosas ocorreu entre 1173 e 1194.
A igreja fazia parte deste antigo mosteiro cisterciense, extinto em 1834. As suas dependências foram demolidas após a desativação e passagem para propriedade privada.
Classificada como Monumento Nacional desde 1910, mantendo grande parte da sua estrutura medieval apesar das transformações ao longo dos séculos.
Reformas nos séculos XVII e XVIII alteraram a fachada e o interior. Nos anos 50 e 60 do século XX, foram realizadas campanhas de restauro sem grandes modificações estruturais.
A construção original tem três naves separadas por arcos e uma cabeceira cisterciense de traço simples e austero. A fachada apresenta um brasão da Congregação de Alcobaça e um portal ogival decorado.
Destacam-se um altar maneirista e um retábulo de talha dourada do período barroco. A parte superior da fachada principal foi reconstruída no século XVII, incluindo janelas e nichos com imagens religiosas.
Restam apenas fragmentos do claustro do século XIII, incluindo um capitel com decoração vegetalista.
Na nave sul encontra-se o túmulo de Fernão Eanes de Lima, do século XV, pai de Leonel de Lima, o primeiro visconde de Vila Nova de Cerveira.
D. Filipa de Lencastre pernoitou no mosteiro quando veio de Inglaterra para casar com D. João I.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Fiães
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 42.104082893063875,-8.211266140171482
Coordenada DMS: 42°06'14.7"N 08°12'40.6"W