Categoria: Arquitetura militar > Forte
Distrito: Viana do Castelo > Viana do Castelo > Monserrate
O Forte ou Castelo de Santiago da Barra é uma fortificação situada no distrito de Viana do Castelo, concelho de Viana do Castelo, na localidade de Monserrate. Ergue-se à beira do Oceano Atlântico, na foz do Rio Lima, datando do século XVI.
O forte, no início, teve como objetivo proteger a navegação da costa de ataques de piratas e corsários. Mais tarde, em 1661, foi intensamente utilizado no combate contra as tropas espanholas que tentavam invadir Portugal, durante a Guerra da Restauração.
Esta fortaleza tem uma planta pentagonal irregular, com muralhas e bastiões, estando rodeada por um fosso. Consiste numa estrutura maciça, edificada em granito, e que dispõe de diversas dependências: polvoraria, capela, casamatas, prisões, quartos, enfermaria e cozinha, entre outras.
O ponto mais alto do forte é a torre de menagem, onde, na época medieval, teria existido um núcleo habitacional e uma torre de vigia. É, atualmente, um símbolo turístico da região, pela sua beleza e histórico papel na defesa do território.
O seu acesso é feito através de uma ponte de pedra, que liga a fortificação à margem do rio Lima. A visita ao Forte de Santiago da Barra proporciona ao visitante não só a possibilidade de conhecer as suas características arquitetónicas e militares, mas também oferece uma vista privilegiada sobre o mar e a cidade de Viana do Castelo.
Nos dias de hoje, a fortaleza é utilizada para diversos fins, incluindo a realização de eventos culturais e exposições.
Em resumo, o Forte ou Castelo de Santiago da Barra é um monumento histórico de grande importância, que permitirá aos turistas conhecer mais sobre a história local e disfrutar de uma paisagem inesquecível.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_de_Santiago_da_Barra
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.68892,-8.838207
Coordenada DMS: 41°41'20.1"N 08°50'17.5"W