Categoria: Arqueologia > Anta
Distrito: Viana do Castelo > Caminha > Vila Praia de Âncora
A Anta da Barrosa, também conhecida como Lapa dos Mouros, é um monumento megalítico situado em Vila Praia de Âncora, concelho de Caminha, no distrito de Viana do Castelo.
Este monumento é composto por uma câmara funerária, que está rodeada por várias pedras graníticas. A entrada da anta é marcada por duas pedras verticais que se encontram enterradas no chão.
Acredita-se que a Anta da Barrosa tenha sido construída durante o Neolítico, entre 3500 e 2500 a.C.. Na altura, as comunidades que viviam nesta região eram principalmente agrícolas e possuíam uma forte ligação ao culto dos seus antepassados.
A Anta da Barrosa é um dos monumentos megalíticos mais bem preservados da região e é um testemunho importante da história do nosso país. Ao visitar este monumento, os turistas têm a oportunidade de explorar o património arqueológico de Portugal e de conhecer um pouco mais sobre a vida das comunidades pré-históricas.
Para chegar até à Anta da Barrosa, os turistas terão que caminhar por cerca de 1km por um caminho estreito e íngreme que assegura uma vista incrível sobre o mar e a serra. É importante lembrar que este monumento é um local sagrado e que deve ser respeitado pelos visitantes.
Ao visitar a Anta da Barrosa, os turistas têm a oportunidade de conhecer melhor a história do país e da região e de observar de perto a arquitetura megalítica que foi utilizada no Neolítico. Este é um destino ideal para aqueles que gostam de história, arqueologia e cultura.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anta_da_Barrosa
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.810017,-8.850724
Coordenada DMS: 41°48'36.1"N 08°51'2.6"W