Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Vila Real > Vila Real > Arroios > Couto
A Capela de Arroios situa-se no concelho de Vila Real, na freguesia Arroios, na localidade de Couto. Este imponente edifício religioso é conhecido pela sua arquitetura barroca, atribuída a Nicolau Nasoni, e foi construído em 1639, sendo também denominada de Igreja de São Paulo, Capela Nova ou Igreja dos Clérigos.
A fachada da Capela de Arroios apresenta uma profusa decoração e ritmos dinâmicos, marcados pelas duas imponentes colunas de ordem toscana, com entablamento em relevo e frontão contracurvado, a que se sobrepõem três esculturas de São Pedro e dois anjos. No interior, destacam-se os painéis de azulejos azuis e brancos que revestem as paredes e representam episódios da vida de São Pedro e São Paulo.
A Irmandade de São Paulo foi fundada em 1638, e em 1656 o sacramento do Santíssimo foi colocado no sacrário da Capela de Arroios. Em 1669, o reverendo João Correia de Mendonça instituiu missas na sua capela, dedicada a Santa Liberata e Santa Engrácia. Em 1721, a igreja tinha cinco altares, dois de cada lado da nave e um altar-mor com sacrário e peanha para expor o Santíssimo nos dias de festa, além de coro com órgãos, sacristia e torre com sinos.
Entre 1754 e 1756, a fachada da Capela de Arroios foi demolida e reconstruída pelo arquiteto João Lourenço de Matos, e a igreja foi acrescentada com a construção do corpo de ligação entre a torre sineira e a nave e a provável construção da torre norte. Em 2001, a Câmara Municipal de Vila Real realizou a reabilitação do telhado, colocação de novo pavimento na nave e aplicação de placagem de granito no rodapé exterior.
A Capela de Arroios é um imóvel de interesse público, e deve ser visitado pelos turistas que desejam conhecer a história e a arquitetura religiosa de Portugal.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.2894831,-7.7058517
Coordenada DMS: 41°17'22.1"N 07°42'21.1"W