Categoria: Arquitetura civil > Marco
Distrito: Vila Real > Sabrosa > Covas do Douro
O Marco Granítico 42 é um marco pombalino que faz parte de um conjunto de marcos que delimitavam a primeira região demarcada do Douro, criada em 1756 por Marquês de Pombal. Estes marcos tinham como objetivo controlar a produção e comercialização do Vinho do Porto, garantindo a sua qualidade e autenticidade.
Estes marcos pombalinos eram numerados, e o Marco Granítico 42 é um dos que ainda se encontram no seu local original. Estes marcos representam um pedaço da história do Vinho do Porto e da região do Douro.
A presença do Marco Granítico 42 indica que está numa área de produção de Vinho do Porto delimitada há mais de 250 anos. Observá-lo é como viajar no tempo e imaginar a importância desta região desde o século XVIII.
O marco é feito de granito e possui o número "42" esculpido. A forma exata e as dimensões podem variar ligeiramente, mas a sua presença robusta é inconfundível.
O município de Sabrosa tem mais de 30 marcos pombalinos. Os marcos eram constituídos por cantaria de granito com cerca de dois metros de altura e 40 centímetros de largura e tinham gravados a cruz de Cristo e o número respetivo, estando assentes sobre um soco.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.1835716,-7.60513814
Coordenada DMS: 41°11'0.9"N 07°36'18.5"W