Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Vila Real > Alijó > Vale de Mir
As Gravuras de Botelhinha são um importante testemunho arqueológico localizado em Vale de Mir, no concelho de Alijó. Tratam-se de um conjunto de arte rupestre ao ar livre, gravadas em rochas, que oferecem um vislumbre do passado da região.
As gravuras rupestres são desenhos ou símbolos entalhados em rochas. As Gravuras de Botelhinha incluem representações que podem ter significados diversos, desde rituais ancestrais até demarcações territoriais. A interpretação exata do que representam permanece um desafio para os arqueólogos.
Estes vestígios são cruciais para compreender a ocupação humana em tempos remotos na região de Alijó e do Douro. A arte rupestre revela aspetos da vida, das crenças e da organização social das comunidades que habitaram estas terras há muitos séculos.
Para visitar as Gravuras de Botelhinha, é recomendável informar-se previamente sobre o acesso ao local, pois nem sempre é fácil chegar até às gravuras. Por vezes, pode ser necessário contactar a Câmara Municipal de Alijó ou o posto de turismo local para obter indicações precisas e, possivelmente, um acompanhamento especializado. É importante ter em conta que as gravuras estão ao ar livre, sujeitas às condições climáticas, portanto, é aconselhável escolher um dia de tempo favorável e usar calçado adequado para caminhar em terreno irregular.
Aproveitando a visita às Gravuras de Botelhinha, explore outros pontos de interesse em Alijó:
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.343056,-7.448639
Coordenada DMS: 41°20'35.0"N 07°26'55.1"W