Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Vila Real > Vila Real > Alijó
A Necrópole Megalítica do Alto das Madorras é um conjunto de monumentos funerários que nos transportam para um passado longínquo. Estes monumentos revelam muito sobre as práticas e crenças das comunidades que habitaram a região há milhares de anos.
O termo "megalítico" refere-se às grandes pedras utilizadas na construção destas estruturas. A necrópole, ou "cidade dos mortos", era um local sagrado onde os corpos eram depositados e rituais fúnebres eram realizados. As descobertas arqueológicas no local ajudam os investigadores a compreender melhor o modo de vida e a organização social destes povos antigos.
A necrópole é composta por diversos tipos de monumentos, cada um com características distintas:
Mamoas (ou Túmulos): São estruturas em forma de montículos de terra e pedras, sob os quais se encontram as câmaras funerárias. Estas câmaras eram construídas com grandes lajes de pedra e serviam para abrigar os restos mortais e, possivelmente, oferendas.Ao visitar a Necrópole Megalítica do Alto das Madorras, prepare-se para:
Explorar os vestígios do passado: Caminhe entre as mamoas e os dólmenes, imaginando como era a vida das pessoas que construíram estes monumentos.Para aproveitar ao máximo a sua visita, considere as seguintes dicas:
Calçado adequado: O terreno pode ser irregular, então use sapatos confortáveis e apropriados para caminhada.Para mais informações sobre a Necrópole Megalítica do Alto das Madorras, é possível consultar o site da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), onde pode encontrar detalhes sobre a sua história, arquitetura e importância cultural. Adicionalmente, buscar por artigos e publicações sobre arqueologia na região de Vila Real pode enriquecer ainda mais a sua visita.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.388389,-7.515444
Coordenada DMS: 41°23'18.2"N 07°30'55.6"W