Categoria: Arqueologia > Mamoa
Distrito: Vila Real > Sabrosa > São Martinho de Antas
A Mamoa das Madorras é um monumento megalítico localizado na freguesia de São Martinho de Antas, concelho de Sabrosa, no distrito de Vila Real. Este monumento megalítico encontra-se à beira da estrada entre Arcã, Garganta e Vilar de celas, aldeias da freguesia de S. Lourenço. Foi escavada há cerca de vinte anos e está pouco preservada, mas ainda assim, merece uma visita. O local proporciona uma bonita panorâmica para as serras do Alvão e do Marão.
A Mamoa das Madorras é um monumento funerário do período Neolítico, com mais de cinco mil anos de história. Acredita-se que era utilizado para enterrar os mortos da comunidade. Foi construído com blocos de pedra e terra e tem uma forma arredondada com uma cavidade no centro. É um exemplo de arquitetura pré-histórica e simboliza a ancestralidade dos povos que habitavam a região.
Outro monumento de grande importância na freguesia é a Capela de Nossa Senhora da Azinheira. Situada no alto da serra da Azinheira, com uma das mais belas vistas do concelho de Sabrosa, foi erigida no século XVII em estilo barroco. Assinala este local uma aparição de Nossa Senhora a um pastor. Possui um altar-mor muito bonito em talha dourada e dois altares laterais também em talha. O teto é completamente preenchido com uma magnífica pintura dedicada à Assunção.
A freguesia de São Martinho de Antas é também o local de nascimento do escritor e médico Miguel Torga. A sua antiga casa deverá abrir até ao verão de 2015 como um espaço museológico e de memória do escritor e médico. Além disso, foi inaugurado em 2012 o Espaço Miguel Torga, da autoria do arquiteto Souto Moura, que tem como objetivo constituir um centro literário de referência, articulado em permanência com outros congéneres do país e do estrangeiro, servindo ainda como um centro de interpretação e divulgação da obra torguiana, com biblioteca, livraria, auditório e sala de exposições, estimulando o turismo cultural.
A festa à padroeira da freguesia ocorre todos os anos, em agosto, nos dias 13 a 17. Durante estes dias, realizam-se diversas atividades, como corrida de cavalos e burros, torneios desportivos, procissões e arraiais. O recinto em volta da capela tem castanheiros centenários que proporcionam uma sombra agradável nos meses de verão. Ao lado da capela, existem ainda uma fonte de 1925, duas fontes barrocas, uma das quais já desativada, e um cruzeiro.
Em suma, a freguesia de São Martinho de Antas, concelho de Sabrosa, é um local de grande riqueza histórica e cultural, com monumentos megalíticos, arquitetura barroca e espaços dedicados à cultura e literatura portuguesa. É um destino a visitar para conhecer a história e a beleza desta região.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.2985727,-7.6098692
Coordenada DMS: 41°17'54.9"N 07°36'35.5"W