Categoria: Arqueologia > Dólmen
Distrito: Viseu > Nelas > Canas de Senhorim
A Orca de Pramelas é uma das joias arqueológicas do território português, localizada no concelho de Nelas, no distrito de Viseu. Esta Orca é o primeiro vértice de um triângulo que inclui o Colcurinho em Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, e o Alfàtema no concelho de Gouveia, no distrito da Guarda.
Com aproximadamente 28 km entre os vértices, este local é acessível de carro e é também ótimo para a prática de BTT. Além disso, é um ponto de interesse para os estudiosos da arqueologia, uma vez que existe um enterro pré-histórico de cerca de 6.000 anos composto por uma câmara megalítica poligonal e outras estruturas de estudo arqueológico.
Ao observar e compreender a arquitetura da época, a mente do visitante pode fazer uma viagem no tempo. Cada pedra representa um momento, uma situação, um acontecimento que só a inventividade do observador pode contextualizar e girar até aos dias de hoje.
Considero que esta é a melhor forma de conhecer a história e outros ramos do conhecimento associados a estes grandes monumentos, peças-chave na compreensão da evolução da humanidade.
A sua missão, enquanto visitante, é deixar a imaginação correr solta para recriar eventos históricos e, assim, os elementos da descoberta fazerem sentido lógico. O silêncio do local complementa a mística e dá liberdade à fantasia centenária. Certamente, ficará perplexo com esta joia da arqueologia portuguesa.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 40.51301973,-7.90421844
Coordenada DMS: 40°30'46.9"N 07°54'15.2"W