Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Viseu > São Pedro do Sul > Nazaré
A Igreja de Nossa Senhora da Nazaré é um esplendoroso santuário situado no topo da elevação da cidade de Nazaré, no distrito de Leiria, concelho de Leiria, em Portugal. O majestoso templo remonta ao século XIV, quando o rei D. Fernando fez uma peregrinação à Senhora da Nazaré.
Desde então, a igreja foi objeto de várias intervenções régias, como a construção de alpendres em madeira por D. João I, a remodelação da planta do templo e a criação de uma nova capela-mor por D. João II, e a substituição dos alpendres de madeira por uns em lioz por D. Manuel I, que resistem até aos dias de hoje.
O interior do santuário abriga uma das imagens de Nossa Senhora do Leite mais antigas e conservadas em território português, uma virgem negra esculpida em madeira que foi trazida de Mérida em 711. No entanto, atualmente, a imagem encontra-se em restauro para conservação.
Ao entrar no santuário, é possível admirar uma pintura que retrata o famoso milagre de D. Fuas Roupinho. A igreja apresenta uma só nave em cruz latina, medindo 42 metros de comprimento por 10 metros de largura. O corpo da igreja é iluminado por oito janelas e possui quatro altares de talha dourada e dois púlpitos da mesma época, além de um coro alto sustentado por colunas dóricas caneladas e um órgão no centro.
O cruzeiro é coberto por uma cúpula de pedra com lanternim e possui dois braços do transepto, que são cobertos por abóbadas de pedra e contêm altares decorados com azulejos holandeses que mostram cenas bíblicas. O altar-mor, situado na capela-mor, é coberto por uma balaustrada em pau santo com colunas de mármore, e possui um retábulo barroco de talha dourada e policromada com nicho de vidraça que abriga a sagrada imagem de Nossa Senhora da Nazaré.
A sacristia, os corredores e outras salas em torno da capela-mor apresentam uma profusa decoração com azulejos portugueses de inícios de setecentos. Os painéis da abóbada do corredor sul mostram a assunção da Virgem, enquanto os das paredes da sacristia exibem profetas. A imponente sala da sacristia tem tecto de caixotões com as armas reais no centro, arcazes encimados por telas cuja temática é a lenda da Nazaré, paredes forradas a azulejo e chão de mosaico hidráulico.
Enfim, visitar a Igreja de Nossa Senhora da Nazaré é uma experiência única de contemplação e devoção. A sua beleza e riqueza artística são deslumbrantes, com uma decoração em talha dourada, motivos vegetalistas, florões dourados, magníficos azulejos e um órgão muito bonito. A igreja é uma das mais belas catedrais de Portugal e não pode deixar de ser visitada. Além disso, o ambiente ao entorno é espetacular, completando a visita com uma vista panorâmica que nos emociona.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 39.6054323,-9.0765871
Coordenada DMS: 39°36'19.6"N 09°04'35.7"W