Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Viseu > Vila Nova de Paiva > Queiriga
A Cronomuseu de Queiriga é um local incrível situado em Vila Nova de Paiva, concelho e distrito de Viseu. Apesar de estar atualmente abandonado, o local é um verdadeiro deslumbre quando a luz atinge o ângulo correto e ilumina as grutas da antiga mina.
A Mina é um local de antiga extração mineira, e mesmo com as minas abertas, é necessário tomar as devidas precauções de segurança para visita-las. E é no período da tarde que se pode observar a água cristalina de cor azul que é tão característica desse local encantador.
Embora já tenha havido um projeto para transformar a Cronomuseu de Queiriga em ponto turístico, infelizmente ele acabou por ser cancelado. E ainda, com o vandalismo que sofreu, é um local que requer atenção e cuidado, principalmente por não haver vigia ou proteção adequada em seu interior.
Segundo os moradores da região, quando a Mina estava funcionando ela dava acesso à aldeia em um percurso de cerca de 7km. No entanto, hoje o local está alagado e isso impossibilita a realização desse percurso.
Apesar da sua beleza impressionante, é necessário ter muita precaução ao visitar Cronomuseu de Queiriga. É um local sem barreiras de proteção e vigilância, o que pode ser perigoso para crianças. Isso porque um simples escorregão pode ser fatal. Além disso, a alta concentração de minerais, como tungstênio/volfrâmio e cobre, na água pode torna-la altamente tóxica e, portanto, deve-se evitar o contato direto com a pele e a ingestão da mesma.
Apesar de todos esses cuidados, Cronomuseu de Queiriga é um local que vale a pena visitar. Afinal, quem não quer conhecer um lugar tão maravilhoso assim? Ainda assim, é importante tomar as devidas precauções para evitar acidentes e preservar o local para futuras visitas.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 40.8043547,-7.7466828
Coordenada DMS: 40°48'15.7"N 07°44'48.1"W