Entrar

Procurar outro ponto turístico

Procurar

Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão

Categoria: Arquitetura religiosa > Mosteiro

Distrito: Viseu > Mangualde > Fornos de Maceira do Dão

O Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão é uma jóia da arquitetura do estilo maneirista e barroco português dos séculos XVII e XVIII. Fundado por Sueiro Teodoniz em 1161, primitivamente na possessão de Moimenta, logo tornou-se obediente ao Mosteiro de Alcobaça, abraçando a regra da Ordem de Cister. Com as doações dos fiéis, o património do mosteiro cresceu e D. Afonso Henriques tornou-se seu grande protetor. Em 1834, com a extinção das ordens religiosas masculinas, os coutos de Maceira Dão passaram a integrar o concelho de Mangualde e, em 1837, a Câmara Municipal decidiu pela sua administração.

Ao longo dos anos, o conjunto arquitetônico sofreu com a falta de conservação e recursos para manutenção. Mesmo classificado como Monumento Nacional, o Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão foi comprado por uma família de Pombal nos anos 1960 e acabou sendo utilizado como depósito de alfaias e produtos agrícolas e até mesmo como abrigo para galinhas. Entretanto, atualmente, está em processo de reconstrução e restauro.

As características do mosteiro são impressionantes. Destacam-se a torre medieval, as edificações monásticas dos séculos XVIII, o claustro com fonte, a sala do capítulo, o refeitório, a cozinha, a adega, os aposentos do abade, a biblioteca, a enfermaria e as celas. A Igreja de Nossa Senhora da Assunção é singular, apresentando uma frontaria em tronco de cilindro com as armas reais sobre a entrada.

O Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão é um sítio muito bonito e calmo, inserindo-se em zona de interesse paisagístico. Apesar de ser difícil de chegar e precisar de intervenção urgente, vale a pena visitar o espaço exterior e envolvente do mosteiro. Infelizmente, não é possível visitar o interior do mosteiro e da igreja.

O turista que se aventura em descobrir a região de Viseu não pode deixar de incluir o Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão em seu roteiro. O conjunto arquitetônico, que passou por muitos desafios ao longo dos anos, revela a grandeza do património histórico e cultural português.

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro_de_Santa_Maria_de_Maceira_D%C3%A3o

Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt

Fotógrafo João Miguel dos Santos Simões (1907-1972).Data de produção da fotografia original 1960-1970.[CFT009.2608n.ic]
Foi fundado por Sueiro Teodoniz em 1161, primitivamente na possessão de Moimenta, obedientes à regra da Ordem de São Bento. Desde cedo, entretanto, abraçaram a regra da Ordem de Cister, tornando-se obedientes ao Mosteiro de Alcobaça. Poucos anos mais tarde, em 1173, foi transferido para Fornos de Maceira Dão. D. Afonso Henriques foi seu protector, pelas prerrogativas e grandes coutos com que o dotou. Nos séculos anos seguintes o seu património aumentou muito, mercê das doações que os fiéis lhe iam oferecendo.Em 1560, o Cardeal D. Henrique determinou que os bens dos extintos conventos das freiras Bernardas e de S. João do Vale de Madeiros lhe fossem anexados.Com a Extinção das ordens religiosas masculinas em 1834, os coutos de Maceira Dão passaram a integrar o concelho de Mangualde. Em 1837, a Câmara Municipal deliberou no sentido da sua administração.Na década de 1960, o conjunto foi adquirido por uma família de Pombal, que passou a explorar a propriedade, embora não dispondo de recursos para a conservação do imóvel histórico. À época já se encontrava sem recheio, revestimento ou ornamentos. Retábulos, altares e imagens já haviam sido dispersos.Em precárias condições de conservação, os seus vários espaços tem servido como depósito de alfaias e produtos agrícolas, e mesmo como abrigo para galinhas.Encontra-se classificado como Monumento Nacional pelo Decreto nº 5/2002, publicado no Diário da República nº 42 de 19 de Fevereiro de 2002, por iniciativa da Associação Cultural Azurara da Beira. Insere-se em zona de interesse paisagístico.[editar] CaracterísticasApresenta arquitectura com elementos em estilo maneirista e barroca dos séculos XVII e XVIII. Entre eles destacam-se   a torre medieval, erguida entre os séculos XII e XV, dividida internamente em três pisos de adega e celeiro, ainda hoje relativamente bem conservada;   as edificações monásticas do século XVIII em que se destacavam, no piso térreo, o claustro com fonte, a sala do capítulo, o refeitório, a cozinha, a adega, e, no piso superior, os aposentos do Abade, a biblioteca, a enfermaria e as celas;   a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, do século XVIII, que se destaca por apresentar uma singular frontaria em tronco de cilindro com as armas reais sobre a entrada.

Coordenadas DD: 40.61079092,-7.81669466
Coordenada DMS: 40°36'38.8"N 07°49'0.1"W

Meteorologia Fornos de Maceira do Dão  Meteorologia Fornos de Maceira do Dão

Quinta, 10
Chuva fraca
15° | 26°
Chuva fraca
Sexta, 11
Chuva moderada
13° | 16°
Chuva moderada
Sábado, 12
Chuva fraca
11° | 18°
Chuva fraca
Domingo, 13
Chuva fraca
10° | 19°
Chuva fraca
Segunda, 14
Chuva fraca
7° | 16°
Chuva fraca

Farmácia de Serviço Fornos de Maceira do Dão  Farmácia de Serviço Fornos de Maceira do Dão

Ver todas as farmácias do concelho (Mangualde)
Viseu

  Ver por Concelho no distrito de Viseu

Outros pontos de interesse no concelho (Mangualde)