Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Viseu > Viseu > Carregal do Sal
O Habitat do Ameal faz parte de uma área onde decorrem escavações arqueológicas. Está classificado como um local de interesse histórico e cultural, com proteção oficial.
Aqui encontram-se provas da presença humana desde a Pré-história, incluindo o Neolítico, Calcolítico e Idade do Bronze. Também existem marcas da época romana e da Idade Média.
O Ameal integra um grupo importante de sítios arqueológicos da região, como a Orca de Santo Tisco, a Orca do Outeiro do Rato e o Dólmen da Orca. Estes locais foram escavados no âmbito de estudos científicos sobre a ocupação humana na zona do Médio e Alto Mondego.
Os achados do Habitat do Ameal e de outros locais próximos estão reunidos numa exposição permanente no concelho. Lá podem ver-se objetos usados no dia-a-dia das antigas comunidades, como pontas de seta, colares em pedra, cerâmica manual e utensílios agrícolas.
A visita à exposição está organizada por ordem cronológica, começando nos primeiros agricultores (Neolítico Antigo) até à Idade Média. Ao longo do percurso, os visitantes podem ver objetos reais e ler textos informativos que ajudam a entender os modos de vida, rituais e tradições das antigas populações.
O local do Habitat do Ameal está rodeado de vegetação típica da região, proporcionando uma paisagem tranquila e ideal para quem gosta de passeios ao ar livre com interesse cultural.
O espaço pode ser visitado a qualquer altura, sendo uma boa paragem para quem está a explorar os trilhos megalíticos da região de Viseu.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 40.44202326398,-7.945396984561619
Coordenada DMS: 40°26'31.3"N 07°56'43.4"W