Categoria: Arqueologia > Arte Rupestre
Distrito: Viseu > Tondela > Molelos
A Estação de Arte Rupestre de Molelinhos é um importante património arqueológico, localizado no concelho de Tondela, no distrito de Viseu. Esta estação contém um conjunto de gravuras rupestres, que são expressões artísticas realizadas pelos povos pré-históricos.
As gravuras rupestres de Molelinhos são formadas por rochas graníticas, que apresentam diversas figuras e formas geométricas. Estas figuras foram provavelmente realizadas pelos povos neolíticos, que habitaram a região há cerca de 5000 anos.
As gravuras de Molelinhos são muito diversificadas, podendo-se encontrar motivos figurativos, abstractos e geométricos, que retratam cenas de caça, danças e rituais religiosos, bem como símbolos que possuem significados ainda desconhecidos para os estudiosos.
A Estação de Arte Rupestre é um local de grande interesse turístico, atraindo visitantes de diversas partes do mundo. Os visitantes podem observar as gravuras em movimento, durante todo o ano, mediante marcação prévia.
Assim, para quem pretende conhecer uma das mais importantes estações de arte rupestre da Península Ibérica, Molelinhos é o local a visitar. Aqui, é possível descobrir a riqueza do património pré-histórico e mergulhar numa viagem no tempo até aos primórdios da civilização humana.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_de_arte_rupestre_de_Molelinhos
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 40.50527431,-8.13052548
Coordenada DMS: 40°30'19.0"N 08°07'49.9"W