Categoria: Arqueologia > Povoado fortificado
Distrito: Viseu > Castro Daire > Chaves
A Muralha das Portas de Montemuro é uma construção que remonta à época medieval em Portugal, e está localizada na localidade de Chaves, no concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. As ruínas da muralha podem ser visitadas pelos turistas que buscam explorar a história e as construções antigas da região.
As Portas de Montemuro eram um importante ponto de passagem para quem viajasse entre a região de Arouca e a Bacia do Douro. Eram controladas pelo Mosteiro de Arouca, que cobrava impostos aos viajantes que por ali passavam.
A muralha era composta por quatro torres com cerca de oito metros de altura cada uma, que se encontravam conectadas por uma parede com um metro e meio de largura. As torres eram alimentadas por uma nascente de água próxima, que garantia o abastecimento necessário para a sobrevivência dos habitantes do local.
Hoje em dia, as ruínas da Muralha das Portas de Montemuro atraem os amantes da história e da arquitetura, que procuram conhecer mais sobre a antiga estrutura e como ela viveu em tempos medievais. É importante ter em mente que as ruínas são um património cultural que deve ser respeitado e preservado para as gerações futuras.
Para visitar a Muralha das Portas de Montemuro, é indicado consultar previamente as autoridades locais, para garantir que o percurso até o local está seguro e que a visita é permitida. A região que circunda as Portas de Montemuro é rica em cultura e história, e pode ser uma ótima oportunidade para os turistas conhecerem mais sobre a região de Viseu e suas atrações históricas.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Muralha_das_Portas_de_Montemuro
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.73951667,-7.47175
Coordenada DMS: 41°44'22.3"N 07°28'18.3"W