Categoria: Arqueologia > Dólmen
Distrito: Viseu > Vila Nova de Paiva > Pendilhe
A Anta de Pendilhe, também conhecida como Casa da Moira ou Orca de Pendilhe, é um monumento megalítico fascinante que se encontra na freguesia de Pendilhe, no concelho de Vila Nova de Paiva, distrito de Viseu. Este dólmen foi construído entre o final do quarto milénio a.C. e o início do terceiro milénio a.C., o que significa que tem uma história milenar para contar.
Classificado pelo IPPAR como Imóvel de Interesse Público, pelo decreto nº 5/2002, DR 42, de 19 de Fevereiro de 2002, a Anta de Pendilhe é composta por uma câmara funerária, constituída por nove esteios, formando uma planta poligonal e coberta por uma lage granítica, e um corredor formado por diversos esteios, atingindo um comprimento de cerca de quatro metros. Dos esteios existentes, só dois são originais.
Mesmo apesar de ter sofrido com o vandalismo ao longo dos anos, a Anta de Pendilhe ainda apresenta uma excelente condição de conservação, sendo um local que vale muito a pena visitar. Além disso, é de fácil acesso, o que facilita a visita.
Descubra a Anta de Pendilhe e mergulhe na história e cultura da região de Viseu. Aprecie a incrível veia histórica que este monumento oferece, mas respeite este património que tem um valor imenso. Uma cerca ou câmaras de vigilância poderiam ajudar a proteger ainda mais esta preciosidade para as gerações futuras.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anta_de_Pendilhe
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 40.89829245,-7.82392584
Coordenada DMS: 40°53'53.9"N 07°49'26.1"W