Categoria: Arquitetura religiosa > Convento
Distrito: Viseu > São Pedro do Sul > Oliveira de Frades > Gralheira
O Real Mosteiro de São Cristóvão de Lafões é um monumento histórico situado no concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu, Portugal. O mosteiro foi fundado por frades da regra de Santo Agostinho que aderiram logo em seguida à Ordem de Cister.
A fundação do convento é anterior à fundação de Portugal e foi completada no século XVIII. O abade João Cirita fundou o mosteiro, com o apoio de D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques. A igreja do convento foi reconstruída três vezes, sendo sagrada em 1761.
O convento foi extinto em 1834, juntamente com todas as ordens religiosas em Portugal. Atualmente, o convento é um turismo de habitação, oferecendo uma tranquilidade única aos seus hóspedes, no entanto, precisa de melhorias, nomeadamente na limpeza.
O Convento de São Cristóvão de Lafões é um local único, rodeado de natureza e com uma história milenar. Em 2010, o monumento foi classificado como Monumento de Interesse Público. Infelizmente, o acesso à cultura nunca deveria ser uma questão de dinheiro, apenas.
O mosteiro é um convite ao descanso e tranquilidade, que contribui para a renovação das energias do dia a dia. Além disso, é possível usufruir de um excelente serviço e simpatia dos funcionários e proprietários.
A experiência de ficar no Convento de São Cristóvão de Lafões é única, uma vez que permite uma reconexão com a natureza e história milenar de Portugal, tanto para turistas nacionais quanto internacionais.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Convento_de_S%C3%A3o_Crist%C3%B3v%C3%A3o_de_Laf%C3%B5es
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 40.763462470578,-8.1733131408691
Coordenada DMS: 40°45'48.5"N 08°10'23.9"W