Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Viseu > Resende > São Martinho de Mouros > Guardais
A Igreja de São Martinho de Mouros é um templo religioso situado na localidade de Guardais, freguesia de São Martinho de Mouros, no concelho de Resende, no distrito de Viseu.
Esta igreja, datada do século XII, é uma das mais antigas e importantes do concelho de Resende, sendo considerada como um dos elementos patrimoniais mais valiosos da região. É ainda um exemplo de arquitetura religiosa românica, com um portal bastante bem preservado e um conjunto de ábsides, como prova de uma construção a pensar tanto na nobreza como na defesa militar.
No que diz respeito à história, sabe-se que a Igreja de São Martinho de Mouros foi erguida sobre a existência de um templo visigodo pré-existente, através de um projeto de recuperação da cidadela do império Romano. Em 1258, foi doada pelo rei Afonso III aos monges heremitas de São Paulo de Nádia, que ali se fixaram e realizaram vários trabalhos, como a remodelação da igreja no século XVII, dando à mesma grande imponência e beleza arquitetónica.
Ainda na sua história, a igreja sofreu alguns danos e alterações com o passar dos tempos, como por exemplo em 1835, durante a Guerra Civil da Maria da Fonte, onde a igreja acabou por ser destruída e requisitada como quartel-general das forças militares regeneradoras, e na década de 60 do século XX, onde passou por uma grande intervenção de restauro.
Atualmente, a Igreja de São Martinho de Mouros é um local de grande valor histórico e turístico, que acolhe centenas de visitantes todos os anos. É ainda um ponto de paragem obrigatório para quem percorre a Rota do Românico, um projeto turístico-cultural que pretende mostrar a importância histórica e cultural dos monumentos românicos desta região de Portugal.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_S%C3%A3o_Martinho_de_Mouros
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.1024747,-7.89867124
Coordenada DMS: 41°06'8.9"N 07°53'55.2"W