Categoria: Arqueologia > Sítio
Distrito: Viseu > Oliveira de Frades > Destriz
- Descubra a riqueza dos monumentos megalíticos, com ênfase na Capela dos Mouros, anta do Poço do Mouros e a impressionante anta da Sepultura do Rei.
- No meio do percurso, visite o encantador santuário de Santa Maria da Serra, adicionando uma experiência espiritual à sua jornada.
- Explore a singularidade da Cista Megalítica em Destriz, localizada estrategicamente em um planalto. Esta estrutura retangular, composta por quatro esteios e uma laje de cobertura, destaca-se como um monumento único no concelho.
- Admire o estilo clássico do tumulus, predominantemente composto por terra e coberto por uma couraça pétrea, proporcionando uma visão única deste sepulcro.
- Explore os elementos associados ao sepulcro, como o lajeado a leste da câmara, possivelmente indicando um espaço de circulação anterior. Esta complexidade adiciona fascínio à visita.
- Viaje no tempo até o final do III milénio a.C., época provável da construção da Sepultura do Rei. Descubra como este fenômeno campaniforme influenciou todo o território português, exceto o Algarve.
- Maravilhe-se com os escassos, mas significativos, materiais recolhidos, incluindo pontas de seta em quartzo, fragmentos de alabarda e machados de pedra polida em granito, oferecendo uma visão sobre a vida nessas antigas comunidades.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_das_Ferraduras_Pintadas
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 40.68220267293535,-8.29710434169261
Coordenada DMS: 40°40'55.9"N 08°17'49.6"W