Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Viseu > São Pedro do Sul > São Pedro do Sul > Termas
As Termas Romanas de São Pedro do Sul são um dos tesouros escondidos do distrito de Viseu. Situadas na urbanização das Termas, estas termas públicas romanas foram descobertas no ano de 1880 e as suas ruínas foram alvo de uma reconstrução em 1985.
Acredita-se que as Termas Romanas de São Pedro do Sul tenham sido construídas no século I a.C. e que tenham sido utilizadas até ao século IV d.C. para banhos terapêuticos, recreativos e religiosos. Estas termas eram muito importantes para os romanos, pois os banhos eram uma prática habitual e tinham um grande significado social.
Atualmente, os visitantes das Termas Romanas podem explorar as ruínas e descobrir a estrutura do balneário, com piscinas aquecidas, salas de massagem, áreas de estar e até um frigidarium (banho frio). Além disso, o museu que se encontra no local tem uma exposição permanente com objetos encontrados durante as escavações arqueológicas, como moedas, cerâmicas e elementos decorativos.
É importante mencionar que as Termas Romanas de São Pedro do Sul oferecem ainda outros benefícios além da sua história e beleza arquitetónica. As águas termais que fluem nesta região possuem propriedades terapêuticas e curativas, sendo frequentemente utilizadas no tratamento de doenças reumáticas, dermatológicas e respiratórias.
Assim, se estás a planear visitar o distrito de Viseu, não podes deixar de incluir as Termas Romanas de São Pedro do Sul no teu roteiro turístico. Aqui encontrarás não só um testemunho vivo do passado romano, mas também um local onde poderás cuidar do teu bem-estar e saúde, num ambiente natural e tranquilo.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 40.7393393,-8.0909958
Coordenada DMS: 40°44'21.6"N 08°05'27.6"W