Categoria: Arquitetura civil > Museu
Distrito: Viseu > Carregal do Sal > Oliveirinha
Túmulos rupestres são sepulturas escavadas diretamente na rocha. Esta prática era comum em diferentes períodos da história, servindo como local de repouso final para indivíduos ou famílias.
Os túmulos rupestres da Laje da Igreja, em Oliveirinha, são um testemunho fascinante de práticas funerárias antigas. Datados possivelmente da Alta Idade Média (séculos V-X), estes túmulos oferecem um vislumbre sobre as comunidades que habitaram esta região há muitos séculos.
Este conjunto de sepulturas, escavadas na rocha granítica, encontra-se próximo à Igreja Matriz de Oliveirinha. A sua presença sugere a importância deste local ao longo do tempo, tanto a nível religioso como comunitário.
A forma como estes túmulos eram usados, com que rituais e por quem são aspetos ainda em estudo. No entanto, a sua existência demonstra uma preocupação em marcar o espaço dos mortos e em honrar a memória dos antepassados.
Os túmulos rupestres da Laje da Igreja são um importante património histórico e cultural. Eles ajudam a compreender a ocupação humana da região de Carregal do Sal ao longo dos séculos, e o seu estudo contínuo pode revelar informações valiosas sobre as práticas funerárias e os costumes das populações que viveram aqui.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 40.4380945,-7.9671735
Coordenada DMS: 40°26'17.1"N 07°58'1.8"W